Instituto Erechinense de Previdência - Sede Própria do IEP

06/01/2023

Sede Própria do IEP

Após 7 (sete) anos de criação e funcionamento de suas atividades em local alugado, o IEP avança na iniciativa de construir a sua sede própria. Hoje (05) foi assinada (em frente ao terreno) a Ordem para o início da elaboração dos projetos básicos e executivos.

No registro, presentes o Diretor-Presidente do Instituto - Renato Toso, Diretor Financeiro – Diones Weber, Diretora Previdenciária – Rosa de Oliveira e o Analista Previdenciário (primeiro servidor nomeado) – Cristian Pollom. Ainda, o Engenheiro Civil da Prefeitura de Erechim – Jonathan Medeiros (Gestor Técnico) e a sócia-proprietária da empresa que venceu a licitação lançada - Tomada de Preços nº 02/2022 – Grezzana e Hippler Arquitetura e Urbanismo Ltda, Senhora Danieli Hippler.

Por meio da Lei Municipal nº 6.971/2021, o Município de Erechim fez doação do terreno ao IEP – que fica localizado na Rua Aratiba - distante cerca de 40 metros da Rua Bento Gonçalves, tendo área total de 481,16 m².

Segundo o Diretor-Presidente - Renato, “é importante esclarecer que nesse momento contratamos a elaboração dos projetos técnicos de arquitetura e engenharia para analisar a viabilidade da futura construção”. Pontua, ainda, que “a ideia de construir uma sede própria está sendo pensada, preparada e discutida há bastante tempo no IEP, especialmente, dentro dos Conselhos de Administração e Fiscal – que representam os servidores municipais, pois, evitaria o dispêndio mensal de aluguel e ainda viria a fortalecer a identidade do Instituto”. Agradece, ainda, ao Governo Municipal pela doação do terreno.

Na parte do custo para a futura construção da sede, destaca o Diretor Financeiro – Diones, “que o IEP se preparou ao longo dos anos, com uma gestão racional, produtiva e econômica – que permitiu constituir reserva de recursos da Taxa de Administração para usar nesse momento”. Pondera, ainda, que “os recursos porventura destinados a essa finalidade não se confundem com aqueles utilizados no pagamento de aposentadorias e pensões, sendo, inclusive, tratados em contas bancárias diferentes”.

Para a Diretora Previdenciária – Rosa, “a construção de uma sede própria de funcionamento traria a possibilidade de melhor atender aos segurados do IEP, em termos de estrutura, com espaços acessíveis, por exemplo”. Argumenta, ainda, “que o desafio do Instituto é gigantesco, ao cuidar de aproximadamente dois mil servidores ativos e (neste momento) 250 aposentados e pensionistas”.

O RPPS – Regime Próprio de Previdência Social de Erechim – conduzido pelo IEP, está vigente desde 31/12/2015 e encerrou o ano de 2022 com patrimônio líquido superior a R$ 185 milhões de reais.