Instituto Erechinense de Previdência - 1º Seminário de RPPS do Alto Uruguai

17/10/2023

1º Seminário de RPPS do Alto Uruguai

O Instituto Erechinense de Previdência (IEP), em parceria com a Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP), promove nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18) no Pólo de Cultura da ACCIE, o 1º Seminário Regional de RPPS do Alto Uruguai. O evento é destinado a dirigentes, conselheiros, gestores de recursos e comitê de investimentos e conta com apoio da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), GRID Investimentos e Sicredi UniEstados.

Abertura Oficial

Na manhã desta quarta-feira (17), participaram da Abertura Oficial do evento, a secretária de Administração de Erechim, Izabel Ribeiro, representando o prefeito Paulo Polis; o diretor-presidente do IEP, Renato Toso; o vereador Fifo Parenti, representando a Câmara de Vereadores; o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; o presidente da AGIP, Alderi Zanatta; a representante do Ministério da Previdência Social, Márcia Caldas; o representante do Sicredi, Rainer Perondi e o representante da Grid Investimentos, Rodrigo Costa.

A secretária de Administração, Izabel Ribeiro, reforçou a importancia do trabalho desenvolvido pelo IEP. “Já estive trabalhando com esse grupo por quatro anos e sei do comprometimento de todos no dia a dia, para entregar o melhor serviço para o funcionalismo”, destacou a secretária.

O diretor-presidente do IEP, Renato Toso, agradeceu a parceria da AGIP no evento e a presença de todos. “A participação de vocês é muito importante para fortalecermos os Regimes Próprios de Previdência Social, mas acima de tudo, o trabalho que desenvolvemos com seriedade e compromisso com o servidor público”, destacou. O diretor-presidente ainda celebrou que o IEP foi avaliado e classificado, pelo terceiro ano consecutivo, pelo Ministério da Previdência Social, entre os 33 melhores do Brasil e enalteceu o trabalho árduo desempenhado nos municípios menores, onde as pessoas responsáveis pelos RPPSs realizam jornadas duplas.

O vereador Fifo Parenti, destacou a importância do debate maduro sobre a previdência. “O Poder Legislativo sempre apoiou e compreendeu o papel dos Institutos e Fundos do Regime de Previdência, prova disso, é que aprovamos recentemente alterações na Lei Orgânica e legislações complementares relacionadas ao IEP, compreendendo a sustentabilidade e segurança para os servidores e ex-servidores do município”, destacou o vereador.

Programação

Durante o primeiro dia, os participantes ouviram sobre Pró-Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), com Márcia Caldas do Ministério da Previdência Social e debateram sobre experiências da AGIP e do IEP. As atividades se estendem até está quarta-feira (18). Veja a programação do segundo dia:

18/out

08h30 – Cenário Econômico