Instituto Erechinense de Previdência - IEP ERECHIM conquista titularidade em Comissão Nacional Pró-Gestão

14/04/2026

IEP ERECHIM conquista titularidade em Comissão Nacional Pró-Gestão

IEP ERECHIM conquista titularidade em Comissão Nacional Pró-Gestão

IEP ERECHIM conquista titularidade em Comissão Nacional Pró-Gestão

 

O diretor-presidente do IEP – Renato Toso, foi indicado como membro titular para compor a Comissão de Credenciamento e Avaliação do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios - Pró-Gestão RPPS.

 

A indicação partiu da AGIP – Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública, entidade que representa os 330 Regimes Próprios de Previdência Social em atividade no Estado do Rio Grande do Sul, da qual, Toso compõe a diretoria, e foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Portaria SRPC/MPS Nº 637, de 13 de abril de 2026.

 

A Comissão de Credenciamento e Avaliação do Pró-Gestão é formada por 8 membros titulares e por 8 membros suplentes, que representam as seguintes estruturas: (i) o Departamento dos Regimes Próprios de Previdência Social da Secretaria de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social (ii) o Conselho Nacional de Dirigentes de Regimes Próprios da Previdência – Conaprev (iii) a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon.

 

O Pró-Gestão RPPS tem como principais objetivos: (i) Fortalecer a governança (ii) Profissionalizar a gestão (iii) Melhorar os controles internos (iv) Aumentar a transparência (v) Aprimorar a gestão dos investimentos (vi) Equilíbrio financeiro e atuarial e (vii) Padronizar boas práticas.

 

O diretor-presidente do IEP, Renato, agradece a diretoria da AGIP pela confiança da indicação, especialmente ao presidente da Associação, Alderi Zanatta, “que não mediu esforços para concretizar esse momento” e relembra que no ano de 2019 o IEP foi o primeiro RPPS do Estado do Rio Grande do Sul a certificar no Pró-Gestão, com muito esforço e dedicação da equipe, “o que permitiu significativo avanço de governança corporativa”.